Como Fidelizar um Hóspede

Como Fidelizar um Hóspede

Esse artigo foi escrito pelo Pedro Mello. Assisti a uma palestra dele sobre empreendedorismo na Faculdade Getulio Vargas e gostei muito do que ouvi. Apesar do pouca idade tem muita experiência. Bom, vamos ao que interessa.
Esse artigo esta no Blog do Empreendedor dentro do portal da revista Exame PME e fala sobre a fidelização com um exemplo real que aconteceu com o próprio Pedro.
Segue na integra:

Toda vez que vou ao Pão de Açúcar a caixa pergunta se quero usar meu cartão Mais e sempre uso a mesma resposta… “não uso Mais”. Um trocadilho bobo, mas que funciona para arrancar um sorriso irônico delas, como se estivessem falando “eu também acho esse cartão uma grande bobagem”.

Inventar um programa de fidelidade é fácil, basta uma mente de marketing mais criativa, um nome bacana e uma agência para criar os materiais de divulgação. Difícil mesmo é conseguir fazer o cartão ganhar espaço cativo na carteira dos seus clientes ao invés de virar um anti-marketing.

Ontem recebi um e-mail de uma pousada que ficamos em meados do ano passado, com um exemplo de atendimento que muitas grandes empresas deveriam prestar atenção e aprender.

Aqui vai o texto…

Você sugeriu e nós mudamos.

Queremos agradecer as críticas e sugestões que fez em nossa folha de avaliação ao final de sua última estadia conosco.

Graças a hóspedes como você, o Ponto de Luz pode melhorar continuamente suas instalações e serviços. Lembra-se que você criticou a qualidade dos nossos colchões?

Nós ouvimos e decidimos resolver o problema. Hoje, todos os nossos apartamentos têm novas camas e colchões muito mais confortáveis. Além disso, nossos quartos estão ganhando um toque de charme com novas cores e decorações.

Essas melhorias fazem parte da comemoração dos 14 anos do Ponto de Luz, o primeiro SPA holístico do Brasil, reconhecido em todo o Brasil pela qualidade dos seus serviços, pela sua opção de sustentabilidade e por sua responsabilidade social.

Para mostrar como somos gratos a você, queremos lhe oferecer um presente especial: um banho de ofurô, que pode ser usufruído entre 15/02 e 16/03.

Entre em contato conosco se tiver dúvidas.

Um abraço,
Ian Jaak
Fidelização

Imaginem quantos hotéis e pousadas que você já preencheu a ficha de cadastro com seu e-mail e nunca receberam uma promoção sequer na sua caixa postal. Agora deixar uma sugestão e receber um e-mail comunicando quase um ano depois que ela foi atendida e ganhar um mimo por isso, isso sim é fidelização e atendimento!

Depois de ler esse gentil e-mail acabei lembrando as vinte vezes que escrevi o formulário que as caixas do Pão de Açúcar entregam para listarmos os produtos que estavam faltando durante as compras (sempre escrevi a cerveja Samuel Adams).

Experimentei fazer isso por uns dois anos talvez, mas até hoje não recebi mensagem alguma e as gôndolas continuam sem essa preciosa cerveja americana.

Fonte: Pedro Mello – Blog do Empreendedor

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One Reply to “Como Fidelizar um Hóspede”

  • Muito bom o artigo!

    Na verdade a idéia é simples e criativa, pois mesmo sem a pessoa poder usufruir do agrado que o hotel/pousada irá oferecer, já se sentirá especial por ter sua sugestão atendida.

    Parabéns ao blog que mais uma vez acertou em colocar mais um artigo de qualidade! =)

    Abraços

    Jakeline Mendes

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