Na conjuntura atual, com um grande número de desempregados, autos preços no mercado, recessão econômica e muitos outros fatores, tem criado uma competitividade acirrada no mercado e, quando abordamos o assunto do turismo, a competição é maior ainda.
Muitas pessoas acreditam que viagens são coisas supérfluas e sendo assim estas são as primeiras a serem cortadas do orçamento mensal. Fato esse que impacta negativamente o setor de serviços, bem como turismo, hotelaria e outros.
No entanto, já dizia a profecia “a ordem pelo caos” ou “nos momentos de crises que surgem as grandes ideias”, que muitas empresas têm buscado na criatividade a atração de novos clientes e a fidelização dos já existentes. Quando falamos de criatividade, podemos considerar a criatividade um elemento trivial no que se diz a despeito da divulgação da imagem da empresa. Das malas diretas ao outdoor, do outdoor ao e-mail, do e-mail as mídias sociais e por ai vai.
Assim como o perfil do consumidor as técnicas de atração de potenciais clientes também se modificaram. O que antes era marcado por um alargamento do contato entre empresas e clientes, hoje é marcado por uma grande interação entre ambos.

A internet tornou-se um mecanismo eficiente, rápido e barato para divulgar os empreendimentos, mas também, deu voz aos consumidores. Bem como no consumo de produtos tangíveis, quando nos defrontamos sobre o mercado hoteleiro, observa-se que grande parte dos consumidores escolhem um meio de hospedagem pelos comentários de clientes passados.
Destarte, observa-se a funcionalidade da internet como consolidador de marcas, ou, como um mecanismo de espantar clientes. E saber divulgar na internet não é somente postar frases e imagens no Facebook.
Um estudo da fanpage A Arte do Turismo e da Hotelaria (GONÇALVES, VIOLIN e ROCCA, 2016) mostrou qual a potencialidade divulgativa do Facebook, bem como quais mecanismos de linguagem são mais eficientes para atrair o público.
Sabe-se que estar na rede atualmente é algo trivial, as pessoas buscam hospedagem, destinos, voos e demais serviços na internet e, o Facebook tem se tornando um excelente veiculo para disseminar informações e como já dizia o lema “quem não é visto não é lembrado”. E fazer-se lembrar é algo extremamente delicado, uma vez que a imagem de sua empresa pode demorar anos para ser construída e um click para desmoronar.
Assim, o estudo da fanpage traz dicas bem interessante para meios de hospedagem, agencias de turismo e demais empresas que desejam divulgar no Facebook. Segundo o estudo os melhores horários para publicar são os horários da onze horas da manhã e por volta das oito e nove horas da noite. Isso pelo fato de que as pessoas estão em casa, logo ficam online em seus celulares, computadores e etc, e podem acessar o conteúdo. Além disso, as quartas e quintas-feiras mostraram-se como um dos melhores dias para postar, em detrimento com as sextas, sábados e domingos, uma vez que as pessoas saem de suas casas e se “desconectam da rede”.
Outro fato bastante interessante é que não basta ter bastante gente online no momento da publicação, mas a linguagem adotada também é essencial. O estudo mostrou que as postagens humorísticas tiveram grande sucesso com o público e os textos informativos com linguagens menos densas, também cativaram os internautas.
Além do público online e da linguagem utilizada, saber qual é o perfil do consumidor que acessa as postagens é essencial, ou seja, se o seu meio de hospedagem é voltado para terceira idade, casais, jovens e demais públicos é necessário que suas postagens sejam direcionadas aos mesmos, pois se você tem como público de idosos, uma postagem sobre baladas universitárias em Porto Seguro/BA não irá atrai-los.

Portanto, conhecer o seu público alvo é algo essencial para formatar o tipo de estratégia de marketing que irá adotar, pois se você trabalha com jovens, nada te impede de postar promoções, informações e outros conteúdos às 23h, uma vez que o perfil do jovem brasileiro é de dormir tarde. Mas se você trabalha com hospedagem para um público estrangeiro e divulga internacionalmente é necessário remodelar a proposta de marketing, dado que o fuso horário é diferente, os traços culturais divergem dos nossos e também seus anseios.
Deste modo, use a internet com sabedoria e colha os frutos de sua propaganda efetiva. Mas lembre-se, em tempos de crise use sua criatividade!
Referências:
GONÇALVES, L. G. M; VIOLIN, F. L; ROCCA, T. N. Potencialidade e atratividade informativa das redes sociais: Um estudo da fanpage “A Arte do Turismo e da Hotelaria”. Anais do X Fórum Internacional do Iguassu. Foz do Iguaçu: 2016.
Ana Cristina Trevelin, consultora e diretora da Bionúcleo Gestão e Desenvolvimento – www.bionucleo.com.br