Como Aparecer no Google

Como Aparecer no Google

O conjunto de regras e métodos usado para melhorar o posicionamento de websites na listagem de resultados dos motores de busca é chamado de SEO (Seach Engine Optimization), e em português ele é conhecido como otimização de sites e otimização para buscas. Algo absolutamente vital hoje em dia, uma vez que as pesquisas apontam que 60% dos internautas chegam até um site através dos buscadores e 90% não ultrapassam a terceira página de um buscador.

Não se deve confundir a otimização para buscas com links patrocinados, pois nos links patrocinados  paga-se para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.

Confesso que o tema, mesmo para mim que cursei um MBA em comércio eletrônico, é extenso e não é dos mais claros, uma vez que os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site.

Caso não se sinta confortável para executar as ações descritas nesse informativo, mesmo após "ir mais fundo" pesquisando nos links fornecidos, sugiro contratar uma empresa especializada. Entretanto deve-se  tomar todas a precauções para que os webmasters contratados não utilizem técnicas inadequadas que afetem a credibilidade do seu site. O internauta percebe quando esta sendo passado para trás e dificilmente simpatizará com isso.

Mãos a obra
Para incluir o seu site nos resultados, o robô do Google lê a lista de sites cadastrados na base dele e então vai visitar estes sites e coletar os textos para poder indexar e exibir os resultados. O Google fornece uma URL para você cadastrar o seu site. O processo é bem simples. Basta inserir a URL principal, fazer um comentário opcional e clicar em adicionar URL. Faça apenas uma vez, pois ficar submetendo sites várias vezes pode ser considerado spam. Segundo o próprio Google, este processo não tem prazo nem garantia da entrada de todas as URLs. Por isso vamos estudar outros elementos que influenciam no posicionamento.

Segundo Paulo R. Teixeira, especialista em técnicas de marketing na internet são três os elementos mais importantes na estratégia de otimização de buscas: Título da Página, Conteúdo e Links. Claro que existem outros fatores como domínio, idade do site, código válido, mas eles não chegam perto dos três primeiros. Vamos então estudar cada um deles:

Título da Página
O primeiro item mais importante de otimização para buscas é o título da página. Para criar bons títulos de página, você pode seguir algumas recomendações.
Uma delas é construir títulos únicos. Ter um site inteiro com o mesmo texto de título não serve para nada. Outra dica é ter títulos de página descritivos. Isto facilita para uma pessoa, por exemplo, avaliar se o conteúdo do texto servirá para o que ela deseja. Evite também títulos longos.
Outro ponto é ter a palavra-chave no título. Lembre-se que o título tem que ser descritivo, então nada de entupi-lo de palavras-chave que não farão sentido para quem ler. Pode ser tentador estar bem posicionado em várias buscas com o mesmo título, mas não esqueça que pessoas são mais importantes que robôs de busca.

Conteúdo
O conteúdo é o mais difícil de definir. Primeiro que o Google recomenda que você crie um site rico em informações úteis. Mas como definir isto? Os profissionais de otimização para buscas afirmam que as páginas devem ter bom conteúdo. Mas o que é bom conteúdo?
Alguns afirmam que é um conteúdo recheado de palavras-chave, outros dizem que é o tamanho do texto e outros que é a densidade de palavras-chave no texto. Teixeira prefere ver como algo que seja útil para alguém. O sentido de útil pode incluir também interessante, algo que as pessoas se interessem, que as ajude a resolver algo ou que ensine algo interessante. Evite copiar textos. Conteúdo duplicado pode causar até punição

Links
O terceiro item são os links. Os links são a base da Web. São eles que permitem nos aprofundarmos em assuntos quando estamos em uma página que tem um link para outra. O Google conseguiu se diferenciar de seus concorrentes graças ao sistema de PageRank. O PageRank é como um sistema de votação em que ele pontua de 0 a 10 os sites conforme a quantidade e “qualidade” dos links. Ter links apontando para o seu site irá influenciar a posição dele na página de resultados de uma busca.
Para que isso aconteça a primeira dica é incluir seu site em diretórios web. Outra dica é procurar os parceiros e pedir para divulgar o seu site.

Para saber o PageRank da sua página clique aqui.

Para que tenha uma idéia de comparação o site da Kalma tem PageRank 0 e nós nunca colocamos em prática nenhuma ação para melhorar o posicionamento. Entretanto, após estudar muito sobre o assunto para escrever esse informativo pretendo executar as dicas e acompanhar o resultado.

Par air mais fundo ao assunto:
www.marketingdebusca.com.br
www.googlando.com.br

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2 Replies to “Como Aparecer no Google”

  • Alexandre, gostei muito do seu artigo. Sou seu cliente e seus informativos, me torna mais cliente ainda…do compartilhamento do seu conhecimento. Meu PageRank também é 0 (zero) vc. poderia adicionar um link dos seus clientes em seu Web Site que usam seus produtos. Valeu! Evaldo Luiz Brambila.

  • Evaldo, fico feliz pela sua aprovação.
    Boa sua idéia. Nunca tinha pensado em colocar os links das pousadas no site. Vou estudar uma maneira de incluir os links na próxima reformulação do site.
    Abraços,
    Palmieri

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