Conheça a origem da rede de dormir ou de descanso

Conheça a origem da rede de dormir ou de descanso

Você conhece a origem da rede de dormir ou descanso? As famosas redes se tornaram as queridinhas por muita gente e viraram protagonistas de muitas casas, apartamentos e claro, das famosas áreas externas.

Você sabia que elas trazem beleza e sensação de paz para um ambiente e dessa forma, também acabam trazendo muitos benefícios para o seu corpo e mente?

Redes coloridas

Origem da rede de dormir/descanso

Cristóvão Colombo, em 3 de novembro de 1492, fez uma menção das redes de dormir como um mobiliário dos indígenas. A verdadeira idade e origem da rede são apenas presumidas, pois os materiais têxteis orgânicos se deterioram rapidamente nos trópicos.

A rede parece ser originária da área amazônica do Orinoco. Em relação a sua idade, considera-se que ela surgiu com as culturas típicas da floresta tropical, por volta de 2500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmias dos incas e maias com redes porém, para uso voltado ao transporte da nobreza.

Cerâmicas Maias com desenho rede de descanso

A princípio, elas não nasceram com a ideia direcionada para o lazer ou descanso. Elas serviam como forma de segurança, já que a maneira suspensa em que ela é colocada, afastava as criaturas e insetos perigosos nos climas mais quentes.

Cristóvão de Colombo foi o grande responsável por trazer as redes para a Europa após observar o seu uso nas Bahamas, pelo povo Taino. No período colonial, com a chegada de lona e algodão, foram criadas as primeiras redes que conhecemos hoje.

Utilização da rede de dormir pelas marinhas

Origem das redes de dormir em navios
Imagem de ArtTower por Pixabay

Em meados do século XVI, as redes de descanso foram a principal opção usada pelas marinhas, espanhola e inglesa, para dormir no convés.

As redes de dormir foram usadas por aproximadamente três seculos. Desde a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Civil e a Guerra do Vietnã. Já no final do século 19, elas foram usadas nas prisões britânicas e dessa forma economizavam espaço e reduziam custos.

Já nos Estados Unidos, elas eram usadas como soluções práticas e baratas para os agricultores e como item de lazer para as famílias ricas.

Uso das redes de descanso atualmente

Atualmente, como foi dito acima, as redes de dormir ganharam novos espaços e são usadas até dentro das residências, e dessa forma criam um espaço lazer e também decoração.

Além das residências, muitas empresas também estão adotando as mesmas em salas de descanso para trazer bem-estar e relaxamento aos seus funcionários. A gigante Google, foi uma delas.

Você sabia que um cochilo durante o horário de almoço, de apenas 26 minutos, segundo um estudo da NASA mostrou, melhora não apenas o desempenho em 34%, como também aumenta em 54% o estado de alerta.

Se você tem uma empresa e se interessou pela ideia da sala de descanso, a Kalma conta com um artigo que mostra algumas ideias para você implementar no seu ambiente de trabalho. Além das ideias, nosso site também conta com diversos modelos de redes de descanso que certamente cairá bem em qualquer decoração que você escolher.

Chegamos ao final por aqui, mas se você ainda estiver com alguma dúvida sobre a origem da rede de dormir/descanso ou quiser conhecer as nossas redes, não hesite em entrar em contato conosco pelo telefone: 11 3722-3905 ou pelo email: kalma@kalma.com.br. Além disso, não deixe de conhecer nosso site:  www.kalma.com.br.

Até a próxima!

Artigos em destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *