E-mail marketing, a melhor maneira de fidelizar ou perder clientes

E-mail marketing, a melhor maneira de fidelizar ou perder clientes

No artigo deste mês vamos falar um pouco sobre E-mail marketing. Há algum tempo penso em pesquisar sobre esse tema. Devido aos informativos, recebo muitos emails de hoteis e pousada e são poucos aqueles que sabem usar corretamente essa ferramenta tão valiosa.
O E-mail marketing é uma ótima ferramenta para apoiar as vendas, criar relacionamentos e fidelizar clientes, porém necessita de certos cuidados para não fazer errado e estragar tudo.

E–mail marketing como gerador de vendas é uma mala direta eletrônica que visa um retorno rápido, por meio do aumento nas vendas e, geralmente, não tem uma freqüência de envio regular.

Em minha opinião existe pouca diferença entre esse E-mail marketing de pouca relevância e as malas diretas não autorizadas enviadas para milhares de internautas, o famoso e odiado “spam”.

Um exemplo é de uma grande companhia aérea que envia, semanalmente, uma lista de vôos com descontos, mas nenhum dos vôos parte de lugares próximos de sua residência. Ou ainda a empresa Patriani Educação Executiva (www.patrianieventos.com.br) que me envia diariamente inúmeros emails não solicitados de cursos que não tem nada haver com meu negócio e mesmo se tivesse, eu jamais compraria, pois esta empresa não respeita minha privacidade.

Algumas pessoas acreditam que quanto mais E-mail marketing enviar, maior será a venda. Segundo Stephanie Miller, um especialista no assunto, essa é uma estratégia muito de curto prazo. Ao longo do tempo, isso se torna algo negativo. Precisamos nos tornar mais relevantes e úteis aos assinantes dos nossos meios de comunicação.

Se o cliente passar a enxergar os E-mails marketing da sua pousada/hotel irrelevante e parar de abrí-las, você nunca mais conseguirá alcançar esse cliente e obter valor do relacionamento com ele.

A perspectiva do cliente
Os clientes reagem à estratégia de maneira muito simples – apagam ou lêem. Não há meio termo. “Atualmente, a marca da sua pousada/hotel chega até a porta do consumidor, mas o que acontece depois é mais interessante ainda”, diz Chris Baggot, fundador de um provedor de serviços de email. “Me respeite, me ouça e tratarei você muito bem. Me ignore, seja inconveniente, gaste o meu tempo e sofra as conseqüências. Os clientes têm armas poderosas que vão do simples fato de ignorar a loja até falar mal dela por toda a internet”. (vide o que fiz acima com a Patriani)

Miller enfatiza a importância do “primeiro valor” – o valor que um assinante percebeu no primeiro e-mail. Esse valor pode ser destruído ou desenvolvido, dependendo do próximo e-mail. Essa é a principal razão para um cliente continuar fiel na leitura dos e-mails, de acordo com uma pesquisa da Return Path. “Cada experiência influencia a próxima experiência”, diz Miller.

Se o E-mail marketing não oferecer nada de útil ao público–alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.

Fonte e para ir mais fundo no assunto:
Artigo de Dailton Felipini
Artigo 1to1

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