Tendência: Blogs de Turismo e Viagens

Tendência: Blogs de Turismo e Viagens

Como já devem ter percebido tenho focado meus posts na área da comunicação e da divulgação e isso ocorre porque estou estudando muito o assunto desde o ano passado.
Tenho sonhos e metas na área online e isso me fez ver um pouco mais sobre o iceberg chamado internet e marketing digital!

Recebi do amigo Palmieri, empresário e proprietário da Kalma, o link para uma publicação do Sebrae – Centro de Inteligência Setorial na área de turismo e fiquei impressionada com o impacto dos blogs na tomada de decisão dos brasileiros que estão conectados. Na verdade, a informação reconfirmou o que tenho dito a anos em cursos e palestras para agências de turismo: a morte e o renascimento delas estão muito próximos! Não há mais espaço para amadores ou simples emissores de vouchers e pacotes! É preciso correr e especializar-se em um determinado nicho de mercado (#persona, #nichodemercado, #posicionamento), para que consigam de fato solucionar problemas e oferecer um diferencial que justifique ao cliente, porque procurar a agência A ou B, hotel Y ou Z!

Os Blogueiros estão oferecendo dicas de viagens e recomendações sobre destinos, gastronomia, passeios, compras, horários de voo (inclusive preços e o link direto para compra), entre outras dezenas de informações e imagens, totalmente de grátis! Sim, sem custo. É só conectar e se deliciar com as impressões pessoais que eles dão de tudo o que já experimentaram, o que vai desde transporte nas dunas maranhenses, até passeios de barco em Bali! Muito melhor do que ser atendido por uma agente de viagens que nunca visitou nem mesmo os passeios turísticos que sua própria cidade oferece e ela vende!

Foto: fancycrave1

A  Associação Brasileira dos Blogs de Viagem (ABBV) afirma que em relação a escolha do destino e ao planejamento da viagem, normalmente os viajantes costumam:

  • 70% pesquisar em blogs de viagens;
  • 46% pedir indicação de amigos e familiares;
  • 37% buscar em revistas de turismo e até mesmo jornais;
  • 28% acessar os sites de busca diretamente;
  • 17% ver reportagens em sites de notícias;
  • 13% outras formas; e
  • 12% escolher a partir de pacotes de agências de viagem.

Naturalmente essa fonte pode ser questionada pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) mas quero chamar sua atenção para o fato de que mesmo que este índice não seja tão representativo (70%!!) e esteja na ordem de 35 a 40% isso já merece muita atenção dos empresários do segmento de hotelaria e de agências de turismo!

Isso porque está nascendo um novo líder entre os canais de divulgação e informação para quem deseja viajar e, o que é “pior”, com uma crença de que possui muito mais credibilidade e autoridade sobre o assunto, do que os profissionais que estão no mercado de agenciamento. Logo, é fundamental repensar em como as agências de turismo devem posicionar-se, e especializar-se daqui para frente.

POR QUE OS BLOGS SÃO TÃO CONSIDERADOS?
Porque são pessoas comuns dando seus depoimentos sobre um determinado destino após sua visita, visita esta que geralmente ocorreu sem patrocínio ou vínculo de divulgação. As pessoas simplesmente gostam de compartilhar suas experiências de consumo em uma praia isolada da Bahia ou em um pequeno bar na França. E aos poucos esses blogueiros tornam-se referência e autoridade para falar sobre o assunto!

Claro que hoje muitas empresas e destinos turísticos já se aproximam destes blogs convidando-os a conhecer seus serviços gratuitamente, em troca de posts e geração de tráfego virtual. Mas mesmo assim, recebendo e aceitando convites como estes, estas pessoas ainda são muito ouvidas e preferidas, quando a ideia é conhecer mais sobre determinado hotel ou cidade. Até porque blogueiros inteligentes mantém a fidelidade de seu público através das suas percepções verdadeiras sobre a qualidade do que vieram e experimentaram.

Foto: sasint
Foto: sasint

TIPOS DE PARCERIAS COM BLOGS
1. PUBLICIDADE: Através da compra de espaços de banners no blog.
2. PROMOÇÕES (sorteios e cupons de desconto): Alguns blogs aceitam esse tipo de parceria para oferecer mimos aos seus leitores.
3. PUBLIEDITORIAL: É uma postagem patrocinada com a finalidade de divulgar um produto, serviço ou marca, estimulando os leitores a conhecerem o que é exposto. Os blogueiros adeptos a essa prática normalmente sinalizam que se trata de um conteúdo patrocinado.

COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO?
O Sebrae recomenda que você, entre outras coisas, conheça mais sobre:

  • A Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV).
  • Confira a listagem feita pelo site Melhores Destinos com 40 blogs sobre viagens e turismo que você precisa conhecer.
  • Conheça a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), comunidade com mais de 650 blogueiros que publicam conteúdos de diferentes assuntos ligados a turismo e viagens.

Eu recomendo que se você tiver uma agência ou trabalha no ramo de hotelaria, que pense e procure ajuda para criar novas estratégias de marketing, com URGÊNCIA! Antes que o seu “gato suba no telhado”!

Ana Cristina Trevelin, consultora e diretora da Bionúcleo Gestão e Desenvolvimento – www.bionucleo.com.br

Artigos em destaque

One Reply to “Tendência: Blogs de Turismo e Viagens”

  • Top, Ana! Concordo plenamente com a sua análise sobre o impacto dos blogs de viagens no mercado turístico. É impressionante como a autenticidade e a experiência pessoal dos blogueiros conquistam a confiança dos viajantes.

    Acho fundamental que as agências de turismo se adaptem a essa nova realidade e invistam em parcerias estratégicas com os blogueiros. Essa união entre o conhecimento técnico das agências e a influência dos blogueiros pode gerar resultados incríveis para ambos os lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.