Cada vez mais difícil é a concorrência no ramo hoteleiro com a entrada de grandes redes de hotéis e suas políticas de preços, pagamento facilitado e extensa participação na mídia. Se você pequeno administrador de pousada não tiver preparado e com algum conhecimento de marketing, finanças e administração, o seu dia-dia vai se tornar cada vez mais difícil.
Segue abaixo algumas dicas de como lidar com essa concorrência:
1- Segmentação – Possibilita ter uma melhor margem de lucro, pois competir com preços não é uma boa estratégia. A criação de um nicho personalizado, satisfaz um grupo seleto de clientes.
2- Especialização – Excelência em um determinado tipo de produto ou em uma atividade específica do mercado;
3- Colaboradores – Invista na qualidade dos funcionários. Como diz o lema da Disney: “Pessoas-Funcionários bem preparados e felizes fazem Pessoas-Clientes felizes.”
4- Presentes – Invista nos presentes que ficam a disposição dos hóspedes. Quantos “mimos” são possíveis de oferecer? Um hotel americano ofereceu 4 câmeras de vídeo para serem utilizadas pelos hóspedes durante a hospedagem. Eles poderiam filmar a viagem e o hotel, gravar em seus pen-drives e computadores e mandar para seus emails, com a única obrigatoriedade de devolver a filmadora no check out. Uma grata surpresa para o hotel foi ver a receptividade dos hóspedes, os elogios da mídia especializada e os inúmeros vídeos postados na internet pelos hóspedes falando sobre sua experiência no hotel. Imagine quanto eles economizaram em propaganda e relações públicas só com essa ação.
5- Mantenha suas tarifas – Pesquisas já comprovaram que isso, a longo prazo, prejudica a imagem do hotel perante o mercado e não traz recuperação financeira. Se, em um momento de baixa demanda, a tentação for inevitável, faça isso com negociações pontuais, como grupos, por exemplo. Não mexa nas suas tarifas públicas.
6- Invista na sua própria homepage. Se deixá-lo desatualizado e/ou sem graça, os potenciais hóspedes pensarão o mesmo dos seus apartamentos. Deixe fotos (de alta resolução), vídeos (se possível), promoções, opções de entretenimento e espaços funcionais do seu hotel, etc. Quanto mais imagens o site mostrar, mais confiante, ansioso e pronto para efetuar a reserva ficará seu futuro hóspede. E, finalmente, torne fácil para os visitantes encontrar a informação desejada, tarifas, disponibilidades e, principalmente, TODOS os contatos possíveis;
7- Parcerias – afiliação com alguma associação hoteleira que sustente um posicionamento coerente com o do seu hotel pode ajudar na validação da sua qualidade, exposição no mercado e conseqüente volume de negócios. Mas analise bem os “fees” a serem pagos.
8- Experiência única – Seu estabelecimento deve ser uma experiência única de estadia, tanto a física como a virtual. Um diferencial intangível, quase impossível da concorrência copiar e que se sustenta à longo prazo;
9- Email Marketing – O máximo de personalização, interatividade e links para sua homepage. Monitore e tenha um bom sistema de “tracking”. Quanto ao “mailing”, atualização constante. E constante não é uma vez por semestre, mas quase diariamente. Enviar somente para quem desja receber novidades e não seja um hotel “chato virtual”. Cuidado com a quantidade e relevância desses emails;
10- Faça de seus clientes, vendedores – Encante seu cliente e ele venderá seus serviços ou produtos de maneira brilhante.
Uma indicação de um amigo vale mais do que mil propagandas no horário nobre da TV. Faça com que seu cliente venda o seu produto e faça propaganda dele gratuitamente através de uma opinião favorável, de uma camisa, de um cd personalizado, de qualquer lembrança que seja útil, única ou especial para ele.
Uma dica, um cliente só se torna vendedor daquela empresa ou produto que lhe encantou, que superou suas expectativas. Se você fizer tudo certinho, não conseguirá clientes vendedores, você tem que fazer algo a mais. Surpreender.
Fonte: Hotelaria & Hospitalidade e Hoteliernews.