Influenciadores Digitais no Turismo

Influenciadores Digitais no Turismo

Os Influenciadores Digitais são pessoas que conseguem influenciar diversas outras, utilizando sua reputação para indicar produtos, serviços e lugares. Eles costumam atingir um número alto de seguidores por oferecer conteúdo relevante ao público-alvo em plataformas como Instagram, YouTube, Facebook, blogs, sites etc.
Neste artigo você irá aprender a identificar e a escolher as estratégias de divulgação que podem ser adotadas com os influenciadores digitais no setor de turismo.
Cada vez mais a fonte de informação que os turistas escolhem é a internet. São principalmente os depoimentos e avaliações de viagens, que mais influenciam a decisão de escolha do destino final da hospedagem. Portanto, é fundamental que o seu estabelecimento hoteleiro saiba utilizar a credibilidade e a reputação de canais online a favor do negócio. Entre algumas estratégias adotadas no setor de turismo com influenciadores digitais estão:
>Press trip (visita guiada) com jornalistas e influenciadores digitais em determinada
localidade turística.
>Roteiro exclusivo para determinado influenciador digital, que publicará nas suas redes as principais indicações sobre o seu estabelecimento por meio de imagens e vídeos.

Como reconhecer influenciadores digitais

O influenciador digital não possui etnia, poder aquisitivo ou localização específica. Porém, uma característica em comum em todo influenciador digital é a produção de conteúdo para a sua audiência.
Portanto, é importante que você observe qual o público-alvo do seu negócio, para identificar o tipo de influenciador a ser recrutado. Por exemplo, se o seu estabelecimento é voltado ao turismo de aventura e existir no YouTube um canal que fale sobre o assunto, com uma pessoa que pratica turismo de aventura, utiliza equipamentos adequados e apresenta dicas sobre os locais para a atividade e se este canal possua um alto número de seguidores e visualizações, você provavelmente está olhando para um canal que influencia o seu consumidor. É possível encontrar o mesmo perfil em outras redes, como Facebook e Instagram, onde você deverá conferir a quantidade de curtidas na página e fotos, número de compartilhamentos, marcações e qualidade dos comentários – se são positivos ou negativos.
Mas saiba que existem muitos perfis que fazem uso de compra de seguidores. Uma dica importante para reconhecer se o perfil é confiável é entrar em alguns dos seguidores desse perfil para avaliar se realmente representam a realidade do influenciador e checar os comentários nos posts.

Sites como Influenciadores digitais

Não apenas as pessoas são consideradas influenciadores digitais. Alguns sites são referência e influenciam na tomada de decisão do turista, como Trip Advisor e Melhores Destinos. É importante que você acompanhe esses canais para compreender como eles funcionam, se possuem espaço para publicidade, qual o perfil dos anúncios, das reservas, dos pacotes e acomodações que são oferecidos e divulgados nos mesmos.
Já o Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas pelos turistas para compartilhar imagens das viagens que realizam, tornando-se um espaço atrativo para divulgação de destinos turísticos.
Além do seu poder através de fotos e vídeos, o Instagram é o aplicativo mais usado quando o quesito é busca por meio de hashtags. Por esse motivo, é muito importante que você crie um perfil atrativo e hashtags próprias, associando o nome do produto ou serviço que deseja promover.
Basta fazer uma busca que irá encontrar muitos tutoriais de como anunciar no Instagram. Segue um exemplo: Passo a passo para anunciar no Instagram
As redes sociais têm papel importante no contato com os clientes. Os usuários preferem seguir as empresas de interesse por meio das mídias sociais, ao invés de baixar aplicativos específicos. Assim, os negócios que se colocam de forma inteligente em sites de relacionamento conseguem projeções de crescimento muito maiores do que se não estivessem inseridos.
Para finalizar deixo duas dicas sobre o Instagram: Use a criatividade, se você criar um perfil com conteúdo similar aos seus concorrentes, você é mais um peixe em um mar de peixes. Tente e experimente fazer algo diferente, pois há um maior engajamento quando há interação e conteúdos relevantes. A outra dica é um site chamado Postgrain, que uso para programar seu conteúdo e agendar a melhor hora e data das postagens.

Este conteúdo foi extraído do Boletim de Tendência do produzido pelo Sebrae Inteligência Setorial. Para saber mais e baixar o conteúdo completo: Sebrae

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